Partilha de Práticas Pedagógicas em Sala de Aula turma A2_PD_25/26
Apresentação
O presente Círculo de Estudos tem como propósito promover a reflexão, o debate e a partilha de práticas pedagógicas entre docentes, centrando-se nas potencialidades das pedagogias ativas e na integração das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da Matemática, em consonância com as Aprendizagens Essenciais deste domínio disciplinar. Esta modalidade formativa, pela sua natureza colaborativa e exploratória, constitui-se como um espaço de investigação e desenvolvimento profissional contínuo, em que os participantes são convidados a analisar criticamente as suas práticas, experimentar novas abordagens metodológicas e construir recursos e materiais pedagógicos adequados aos desafios atuais do ensino da Matemática. Ao longo das sessões, será dada especial atenção à avaliação das aprendizagens, com vista à diversificação de técnicas e instrumentos, privilegiando uma avaliação formativa e reguladora dos processos de ensino e aprendizagem. Pretende-se, deste modo, que o círculo contribua para a transformação das práticas docentes, favorecendo a integração de estratégias inovadoras que promovam o envolvimento ativo dos alunos, a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico e matemático.
Destinatários
Professores do Grupo 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.
Objetivos
1.Proporcionar aos docentes um espaço de reflexão crítica sobre as suas práticas de ensino, com ênfase nas pedagogias ativas e no uso das tecnologias digitais. 2.Capacitar os docentes para a criação e adaptação de materiais didáticos que apoiem as Aprendizagens Essenciais em Matemática. 3.Promover a diversificação de técnicas e instrumentos de avaliação, privilegiando métodos que favoreçam a monitorização contínua do progresso dos alunos. 4.Fomentar a troca de experiências e estratégias entre docentes, reforçando o trabalho colaborativo e a aprendizagem entre pares.
Conteúdos
- Pedagogias ativas na Matemática Princípios e práticas de metodologias ativas. Integração de atividades práticas, jogos e projetos no currículo. - Tecnologias digitais aplicadas ao ensino Ferramentas digitais para apoiar a aprendizagem e avaliação. Exploração de software e plataformas educacionais. - Construção de materiais e recursos pedagógicos Desenvolvimento colaborativo de recursos alinhados às Aprendizagens Essenciais. Adaptação de materiais existentes para diferentes níveis e contextos. - Avaliação formativa e diversificação de instrumentos Técnicas de avaliação contínua e regulação do processo de aprendizagem. Análise e discussão de instrumentos de avaliação para melhoria da prática docente. - Reflexão e partilha de práticas Discussão de experiências concretas e estratégias inovadoras aplicadas em contexto de sala de aula. Identificação de boas práticas para replicação e adaptação.
Metodologias
- Exposição dialogada de conceitos e práticas. - Análise de exemplos reais. - Trabalho colaborativo para desenvolvimento de materiais e instrumentos de avaliação. - Discussão em grupo e reflexão orientada sobre a prática pedagógica.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente na escala de 1 a 10 valores, de acordo com os seguintes parâmetros e ponderações: • Processo e formação (pontualidade, contributos para a formação, participação nas atividades das sessões) - 40% • Produto da formação (portfolio digital conjunto) - 40% • Reflexão final (reflexão crítica individual) - 20%
Bibliografia
Aprendizagens Essenciais Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) Manuais escolares
Formador
Nuno Miguel António Marreiros
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
| 2 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
| 3 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
| 4 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
| 5 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
| 6 | 04-02-2026 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
| 7 | 25-02-2026 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
| 8 | 11-03-2026 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |