
O PAPEL DO PLNM NA INCLUSÃO E SUCESSO DE ALUNOS MIGRANTES – ORIENTAÇÕES PARA O NÍVEL ZERO E NOVOS TESTES DE POSICIONAMENTO DE ACORDO COM O CICLO DE ESCOLARIDADE turma S14 -PD_24-25
Apresentação
Nos últimos anos temos assistido a um aumento exponencial de alunos migrantes nas escolas que são não falantes da língua portuguesa e que muitas vezes não dominam igualmente o alfabeto latino. Importa encontrar um conjunto de respostas estratégicas que os ajude nesta transição e que lhes permita alcançar sucesso educativo. Nesse sentido, foram recentemente publicados os seguintes documentos: “Inclusão linguística e curricular de alunos migrantes – Orientações para o Nível Zero” e “Testes de Posicionamento Língua Não Materna” que serão objeto de explicitação nesta ACD.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
1. Conhecer os meios de aferição do nível linguístico destes alunos. 2. Identificar as fases de desenvolvimento linguístico. 3. Identificar boas práticas que viabilizam a comunicação. 4. Conhecer as medidas de apoio que podem ser mobilizadas. 5. Diversificar e adequar as estratégias de avaliação.
Conteúdos
- Testes de proficiência linguística e seu contexto de aplicação. - Estratégias comunicativas potenciadoras da aquisição da língua. - Medidas no âmbito da educação inclusiva e da autonomia e flexibilidade curricular que permitam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e atitudes por parte destes alunos. - Estratégias de avaliação pedagógicas em alunos com reduzido nível de proficiência linguística.
Observações
Formador: Joaquim Segura
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |